Os auxiliares de processo são produtos que quando utilizados melhoram as características do processo, sem afetar significativamente as propriedades físicas. As matérias-primas, como cargas utilizadas na formulação alteram as características do composto, como viscosidade, os auxiliares são utilizados para melhorar a incorporação destas cargas, melhorando a processabilidade e produtividade do artefato.
Quando utilizados em excesso podem ocasionar falhas no artefato como marcas de emenda, manchas na superfície, afetam a adesão e sujidade no molde.
Os Auxiliares podem vir a afetar a curva reométrica, pois ele melhora a incorporação dos ativadores e aceleradores. Os auxiliares são divididos em Peptizantes, Dispersantes, Auxiliares de Fluxo e Homogenizadores.
Peptizantes Quimicos reduzem a viscosidade do polímero por quebra de Ligações Químicas da cadeia e Peptizantes Físicos reduzem a viscosidade do polímero por Lubrificação Interna. Os Peptizantes são utilizados especificamente em Borracha Natural (NR) e devem ser adicionados no início do processo de mastigação da borracha.
Dispersantes melhoram a incorporação das cargas e materiais sólidos, reduzem o ciclo de mistura e podem agir nas etapas posteriores do processo.
Agentes de Fluxo sua função principal é a redução do atrito entre o composto e o molde melhorando assim a fluidez, como função secundária auxilia a incorporação das cargas, melhorando a dispersão, não deve ocasionar sujidade no molde e auxiliam na desmoldagem durante o processo de vulcanização. Homogenizadores são utilizados para melhorar a mistura dos compostos que possuem diferentes polímeros, compatibilizando elastômeros de diferentes polaridades, reduzem o consumo de energia e tempo de processo de mistura.
A escolha de cada auxiliar deve seguir critérios para que tenhamos compostos bem homogêneos. Usar Auxiliares específicos para cada tipo de elastômero e processos de mistura e vulcanização.
AUXILIARES DE PROCESSO
Posted in Indústria.